Luzas – Joao Tiago Pinheiro

Através da aplicação, o utilizador é conduzido pelas ruas da cidade e convidado a resolver quebra-cabeças em realidade aumentada. Quando o desafio é concluído o utilizador é recompensado com uma experiência de iluminação real e fantástica proporcionada por um ecrã volumétrico.
Uma app intuitiva com apenas três menus: Jogo, Mapa e Prémio (Recompensa). Apenas é possível aceder ao último menu após finalização de todos os quebra-cabeças.
Uma vez que se tratam de jogos em realidade aumentada, é necessário recorrer a um marcador/imagem para despoletar o “tabuleiro de jogo”. Este marcador está inserido num mupi físico e esses mupis estão espalhados pela cidade. As suas localizações podem ser obtidas no menu Mapa, que diz a distância em tempo real do utilizador à estação pretendida pelo mesmo.
A app explora realmente o potencial da realidade aumentada utilizando o marcador como parte do jogo, ou seja, uma relação de dependência mútua do mundo físico com o mundo virtual.
Os utilizadores deixam de ser ou ter um papel de meros observadores para assumirem um papel activo, participativo e até mesmo influenciador das iluminações.
A recompensa é uma experiência verdadeiramente imersiva com um ecrã volumétrico. O utilizador é completamente envolvido no ambiente de luz e magia.
Enquanto decorre a recompensa o utilizador é fotografado e recebe a fotografia no seu smartphone através da app, podendo posteriormente fazer a partilha da mesma nas redes sociais ou simplesmente descarregar a fotografia para o smartphone.