Bíblia foto Ilustrada – Michael Boukhman

Esta aplicação é dividida em três seções principais:

1. Santa Bíblia.

Apesar de que se passaram muitos anos, a Bíblia continua a ser um best-seller em todo o mundo. Foi traduzida para mais de 1800 idiomas. A quantidade de estudos e comentários bíblicos é inumerável. No entanto, ao longo dos séculos, este livro seguiu sendo um texto em que as imagens só ganham vida na imaginação do leitor.

Mas por que não complementar a palavra e a imagem? Talvez a razão esteja na proibição do Antigo Testamento do uso de imagens do Criador? Mas Quem nasceu na caverna de Belém eliminou essa proibição para sempre.

A igreja, que surgiu em toda a Terra, criou o seu próprio cânone pictórico. No entanto, os costumes das pessoas que entraram na Igreja deixaram uma marca indelével nela.

Na tentativa de criar uma imagem da Palavra Sagrada, muitos artistas recorreram repetidamente à Sagrada Bíblia. Mas o seu trabalho foi dominado pela impressão de uma visão e estilo subjetivos e individuais.

Parece que a possibilidade de ver a realidade na qual ocorreram os eventos descritos na Bíblia estaria perdida para sempre. A arquitetura moderna, sem querer, mudou a aparência dos lugares sagrados, e os novos prédios ocultaram as antigas relíquias. Os vestígios das caravanas desapareceram. As paisagens mudaram. As tentativas de restaurar a imagem objetiva dos eventos bíblicos e seus participantes continuaram sendo o maior esforço por parte da arqueologia.

Mas a providência de Deus, para a mais inexorável destruição de uma antiga civilização, indicou um meio de preservar a memória visual, fotografias nascidas numa época em que o rosto da Terra Santa ainda não havia sido tocado pelo urbanismo do século XX.

Este aplicativo utiliza fotografias que datam do século XIX ao início do século XX, obtidas de fontes livres e representando não só as relíquias e paisagens da Terra Santa, mas também as pessoas reais nas suas vidas diárias, o seu modo de vida e comunicação. Não é demais supor que o mundo material e espiritual de um homem do século XIX é incomparavelmente mais próximo do início de nossa era do que o mundo contemporâneo do século XXI, separado por dois milênios de tecnologia que deixaram um abismo espiritual e material.

O App intencionalmente não tem referências do momento em que cada foto foi tirada. A tentativa foi representar com integridade, através de imagens visuais, uma era anterior até o início de uma nova era, durante o desenvolvimento da civilização, sem distrair a atenção do leitor comparando datas isoladas.

As fotografias antigas, cada uma delas associada a um lugar específico no texto e distribuídas ao longo do volume da Bíblia, criam um convincente senso de coexistência no espaço vital da Sagrada Escritura. A Bíblia, além do tradicional, foi nutrida pela primeira vez com os eventos descritos “documentados”.

A primeira versão deste aplicativo inclui 1.900 das 3.000 fotografias disponíveis na galeria e em formatos de tela cheia. Essas imagens podem ser estendidas para a conveniência do usuário.

O usuário deve ter acesso à Internet ao abrir as fotografias pela primeira vez. Então as imagens podem ser baixadas para ter acesso off-line.

2. Atlas/Mapas

O único e histórico Atlas Geográfico da Terra Santa, de G.A. Smith, contém 69 mapas coloridos que cobrem a história da Terra Santa a partir de 1.500 a. C. até o início do século 20, incluindo um prólogo, uma lista de mapas e comentários para cada mapa.

3. Tabelas Genealógicas Bíblicas:

Estas tabelas exclusivas cobrem 50 gerações dos descendentes de Adão e Saulo mencionados no Antigo Testamento. O nome de cada pessoa mencionada nas tabelas tem uma referência ao texto bíblico onde ele encontra-se. Essas tabelas foram criadas para auxiliar o leitor na sua percepção e análise dos eventos bíblicos.

A primeira edição do Aplicativo também oferece algumas ferramentas importantes.